III Mostra Integrada de Iniciação Científica da Facos


     Neste banner apresentei as interferências do primeiro semestre do corrente ano, que tratavam da "Busca de significados no processo de alfabetização e letramento". Montei o banner como se fosse um jornal intitulado EDUCAÇÃO DA HORA fazendo analogia a um jornal de grande circulação aqui na região sul, chamado ZERO HORA.
               As práticas referenciadas nesta produção, já foram postadas aqui no blog, e a leitura que fiz delas segue abaixo com texto produzido nesta apresentação.

EDUCAÇÃO DA HORA

OSÓRIO, TERÇA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2012 – ANO 03 – Nº 03                                                                             DISTRIBUIÇÃO GRATUITA        
A busca de significados no processo de alfabetização e letramento
Em pesquisa sobre como as crianças aprendem a ler e a escrever no PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - acadêmica do curso de Pedagogia realiza prática de letramento numa Escola do Litoral Norte do Estado.

Eu e o que me compõe
Painel de interesses construído com fotos dos alunos e professores da turma.



Objetivos
Com esta atividade, foi possível promover a correspondência da escrita do nome com a própria imagem. Além de estimular a motricidade fina, e a expressão artística solicitando das crianças que desenhassem brinquedos ou brincadeiras que gostassem.

Método
A professora apresentou as fotos dos alunos no sistema “amigo secreto”, onde cada criança recebeu a foto de um colega, devendo nomeá-lo em seu momento de fala.
Depois de concluída esta etapa, cada aluno portando sua imagem, montou seu nome com letras móveis.
No momento seguinte, ao agrupar a imagem à escrita, desenharam brinquedos que mais gostam de manusear. Esta intervenção, não conclui-se nesta aplicação e está tendo continuidade na escola em estudo, promovendo outras composições ao cartaz identidade de cada criança.


Discussões
Durante o percurso deste projeto de pesquisa que iniciou em outubro de 2010, foram muitas aplicações. Esta atividade descrita aqui foi vivenciada por uma turma do ano passado do 2º ano, e neste por um 1º ano. Cada grupo com suas particularidades agitou bastante no decorrer das aulas, mas ambos construíram identidade com a grafia de seu nome e dos colegas, não chamando-os mais de “esse daí”, “aquele de lá”.

Pensamento
“Se você não voltar a ser como uma criança não entrará no reino encantado da pedagogia. FREINET (2004, p.24)”.


Referências
FREINET, Celéstin. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica do estudo. Disponível em:  <www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt10/gt10252int.rtf> Acesso em 10 de maio de 2011.

EVANGELISTA, Déborah. Alfabeto de fotos. Disponível em: < http://percebendolinguagens.blogspot.com.br/2011/07/alfabeto-de-fotos.html> Acesso em 2 de jun

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