Intervenções com crianças do 2º ano



     Objetivos:
©      Integrar os educandos, onde identifiquem os nomes oral e graficamente dos colegas;
©      Observar e se deixar observar;
©      Registrar no portfólio;

      Metodologia:
©      Construir um alfabeto móvel, onde cada educando vai dobrar uma folha tamanho oficio construindo uma tabela com o nosso código escrito e posteriormente recortar os retângulos, obtendo letras avulsas;
©      Organizar as crianças em roda, deixando que se olhem por completo. No centro da roda, dispor os alfabetos construídos;
©       Apresentação oral das crianças, onde cada um fala seu nome, e na rodada seguinte seu sobrenome;
©      Na medida em que falo o alfabeto, aqueles que iniciam com a tal letra podem selecionar sua inicial; Em seguida formar duplas, e ao chamar as letras, a criança deve pegar a letra inicial do nome do colega como no processo anterior;
©      Identificadas as iniciais, um auxilia o outro na construção do nome completo, registrando o nome do colega e suas características, como por exemplo, menino ou menina, cabelo curto ou comprido, dentre outras especificidades, no portfólio;

Avaliação:
Será considerada a integração da criança com o colega, e o registro com o auxilio do mesmo.

     Considerações:
                     Ficar em roda com todas aquelas letras? Sobrenome? Nome do colega? Registro? CALMA!!!! 
              Experimentei tudo o que planejei, mas colocar toda a turma - 28 alunos - em cima do tapete em circulo só olhando, e esperando a sua vez de selecionar as letras não foi possível. Então reorganizei a disposição da atividade, e cada aluno selecionaria as letras de seu nome.  De costume já sentam agrupados, portanto permaneci na formação daquele dia, dando continuidade nos registros em quadro onde cada criança ao ser chamada escrevia seu nome. Uma aluna se recusou e os colegas anunciaram: 
- Ela não sabe profe! Mas a nossa profe ensinou e deu este cartãozinho pra ela. - com a grafia do nome - Convidei-a diversas vezes e a resposta sempre foi de negação. 
Depois de grafados os nomes no quadro, cada educando dizia e mostrava o nome de algum colega. Liamos em conjunto para termos certeza da escrita, e após este momento, o aluno que falava era aplaudido e saudado.  
Vamos seguir em frente, percebendo as múltiplas linguagens!

Nenhum comentário: